terça-feira, 6 de maio de 2008

Dia da Mãe - Jardim de Prenhô Sala n. 1

Incentivar as famílias a participar no processo educativo das crianças, em estreita colaboração com os educadores, é um dos objectivos da educação pré-escolar. Desta colaboração e cooperação resultar´«a um maior conhecimento mútuo, que em muito beneficiará o desenvolvimento e o sucesso das aprendizagens que a criança poderá fazer.


" A família e a instituição da educação pré-escolar são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma criança; importa por isso, que haja uma relação entre estes dois sistemas" Orientações Curriculares para a educação pré-escolar, Ministério da Educação, 1997, Lisboa, p.43



Promovendo os valores familiares, e o conhecimento mútuo jardim de infância, pais, família, as crianças da saln.1 jardim de infância de prenhô têm realizado várias actividades sobre esta temática: dia do pai, dia da mãe, entre outras, planificadas em conjunto com todas as crianças. Recentemente, mais concretamente para festejar o dia da mãe, fizeram desenhos sobre a mãe, verbalizaram a sua caracterização física, nome completo, profissão, entre outros.


Também aprenderam um poema dedicado ás mães, procedeu-se à sua leitura, ao diálogo sobre o conteúdo e seu significado. Foi registado, memorizado e exposto no placard.





O resgisto de várias produções orais, poemas, lenga-lengas, histórias, desenvolve o gosto e arelação com o código escrito. A diversidade dos temas permitirá enriquecer as abordagens e as experiências, alargando a perpcção do real e do imaginário. Trabalhar com as crianças a magia das palavras ditas, escritas ou lidas, poderá constituir um meio de descoberta da língua e de sensibilização estética. O desejo de escrever poderá ser alimentado pelo convívio não formal com a escrita e valorizado pelo educador ao criar situações e oportunidades de comunicação.




Depois de analisadas várias propostas de trabalho para elaboração de prenda para a mãe decidiram as crianças optar por algo original: construir um fantoche com um coador de chá grande, tecidos, rendas, cartolina, olhinhos móveis, laços, entre outros com o objectivo de servir de decoração na cozinha. Todos participaram nos recortes, colagens, selecção de tecidos. Ainda improvisamos diálogos, pequenas histórias no biombo dos fantoches.










" Valorizar o processo de exploração e descoberta de diferentes possibilidades e materiais, supõe que o educador estimule construtivamente o desejo de aperfeiçoamento e fazer melhor"


Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Ministério da Educação, 1997, Lisboa, p.61




Educadora Manuela Freitas


Nenhum comentário: